novas ideias
construindo caminhos
Nome da ACE
Nome: Associação Comercial de São Paulo
Presidente: Alfredo Cotait Neto
Período de Mandato do presidente: 2019 - 2021
Site: http://www.acsp.com.br/
Fundação 07/12/1894
Nome Presidente
Presidente

A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) foi fundada em 7 de dezembro de 1894. A cidade de São Paulo foi criada por carta régia de 11 de junho de 1711, ocupando uma área de 1.521 km2. A população estimada, em 2014, é de aproximadamente 11.895.000 habitantes.

A cidade foi fundada pelos padres jesuítas em 1554 e o seu desenvolvimento foi modesto até o começo do século XIX. O desenvolvimento da exploração cafeeira promoverá uma transformação acentuada do espaço urbano que será incrementado com a implantação de indústrias no século XX.

A ACSP Associação Comercial de São Paulo foi fundada, em 1894, pelo empreendedor Antônio Proost Rodovalho, com o objetivo de atender aos interesses dos diversos grupos empreendedores que faziam parte da sociedade paulista. Homens visionários presidiram a Associação ao longo dos anos e ajudaram a erguer uma entidade de vanguarda que conquistou protagonismo na defesa dos interesses dos empreendedores que atuam na cidade de São Paulo. Muitos deles vindos do mundo dos negócios, nossos presidentes tiveram a sensibilidade de antever que o papel institucional da ACSP ia além da representação dos interesses de determinado grupo. Era preciso construir e transformar o Brasil numa sociedade justa e aberta.

Além do constante foco na inovação e na qualidade dos serviços, a Associação Comercial de São Paulo é referência no estudo e na consultoria sobre políticas econômicas, no desenvolvimento de projetos essenciais para o empreendedorismo e na defesa da livre-iniciativa para grandes e pequenos negócios.

A ACSP agrega em seu quadro associativo representantes de todos os setores da economia e, atualmente, conta com 15 distritais espalhadas pela cidade responsáveis por manter os associados informados. Por meio de reuniões, palestras e debates, cada uma delas busca soluções adequadas para os problemas de sua região.

A permanente construção da ACSP faz parte da história da entidade e mostra a capacidade de adaptação a novas realidades. Trabalhar para a convergência de esforços e para manter a chama acesa dos que lutaram pela livre-iniciativa e empreendedorismo, faz parte do cotidiano institucional.