A Associação Comercial e Industrial de Fernandópolis (ACIF) foi fundada em 27 de outubro de 1961. O municÃpio de foi criado pelo Decreto-Lei estadual no. 14.334 de 1o de janeiro de 1945, desmembrado do municÃpio de Tanabi e Pereira Barreto, ocupando uma área de 549km2. A população estimada, em 2014, é de 67.000 habitantes.
A região de Fernandópolis foi ocupada no começo do século XX quando fazendeiros se estabeleceram no local para plantar café. Em 1939 foi erguida uma capela e o povoado cresceu. A cidade recebeu o nome do interventor federal do Estado de São Paulo, Fernando de Sousa Costa.
A exploração cafeeira foi durante alguns anos a fonte principal de renda da cidade, que com o decorrer do tempo diversificou as suas atividades com o plantio do algodão, milho, amendoim e arroz. O setor da agropecuária é dinamizador da economia e alavancou a atividade industrial e comercial de Fernandópolis. A citricultura e a bovinocultura de corte e leite são as mais importantes. Contudo, a atividade comercial é o setor que emprega a maior parte da população da cidade.
O primeiro presidente da entidade foi Armelindo Ferrari que contou com o apoio de mais de 43 empresários no grande desafio de constituir a ACIF. Nos anos subsequentes, acompanhando o desenvolvimento da cidade, a economia cresceu e o com ela número de associados.
A entidade tem representado o empresariado junto ao poder público e outras autarquias, com o intuito principal de desenvolver o comércio e indústria, assim como todos os outros setores produtivos da comunidade. A intenção é oferecer bons serviços aos associados, com parcerias que venham promover o desenvolvimento e melhor preparação dos empresários para a globalização.