A Associação Comercial e Empresarial de Guararapes (ACEG) foi fundada em 16 de março de 1939. O municÃpio de Guararapes foi criado pelo Decreto-lei estadual no. 2.833, 5 de janeiro de 1937, sendo desmembrado do municÃpio de Araçatuba, ocupando uma área de 955 km2. A população estimada, em 2014, é de aproximadamente 32.000 habitantes.
A ocupação da área entre os córregos Jacaré e Frutal, por agricultores vindos de Minas Gerais, na primeira década do século XX, deu origem ao povoamento do local. A abertura da Estrada do Aguapeà facilitou o acesso e logo em seguida as terras foram loteadas pela Companhia Paulista de Colonização. Com a construção da variante da Estrada de Ferro Noroeste, o povoamento cresceu e foi erguida uma capela em homenagem à Nossa Senhora da Imaculada Conceição. A produção de arroz e café marcou o local que recebeu o nome indÃgena que em tupi significa “som produzido por queda ou pancadaâ€.
No final da década de 1939, os lÃderes empreendedores de Guararapes se reuniram e formaram a entidade, tendo como foco amparar, coligar, defender, orientar e representar as classes de todos os setores empresariais de Guararapes, dentre eles, os comerciantes, industriais, empresários, inclusive aqueles ligados ao agronegócio, profissionais liberais, prestadores de serviços, sem distinção de raça, cor, religião ou polÃtica partidária.
No decorrer da sua existência a ACEG teve aproximadamente vinte presidentes que sempre tiveram voz ativa nas sugestões e decisões municipais. Hoje a Associação tem em torno de duzentos e trinta associados. Os serviços prestados são: o SCPC, cartão Accredito, Ciee estágios, projeto jovem empreendedor, ações sociais, cadastro de currÃculos e vagas de emprego, projeto empreender, certificado digital, parceria com o Sebrae e sindical.