A Associação Comercial e Empresarial de Guaratinguetá (ACEG) foi fundada em 4 de setembro de 1939. O municÃpio de Guaratinguetá foi criado pela lei provincial no. 2, de 23 de janeiro de 1844, sendo desmembrado do municÃpio de Taubaté, ocupando uma área de 752 km2. A população estimada, em 2014, é de aproximadamente 118.000 habitantes.
No século XVII, Jacques Félix e sua famÃlia possuÃam terras na região, sendo o responsável pela construção da capela em devoção a Santo Antônio, em 1630. No perÃodo seguinte a área recebe novos moradores atraÃdos pelas terras férteis. Contudo, o grande desenvolvimento ocorreria com a expansão cafeeira e a chegada da Estrada de Ferro D. Pedro II. O desenvolvimento favoreceu a emancipação polÃtica, e a cidade recebeu o nome de Guaratinguetá, que em tupi significa “muitas garças brancasâ€.
Em 1939, devido ao rápido desenvolvimento do comércio no municÃpio, os comerciantes sentiram necessidade de ter uma entidade representativa e defensora dos interesses do comércio. Foi quando o contador Azarias Menezes conseguiu empolgar um grupo de empresários em torno da ideia de fundar uma Associação Comercial.
Após alguns anos, o municÃpio presenciou um novo momento econômico com a instalação de grandes indústrias multinacionais. Tal fato exigiu que a entidade sofresse alterações para atender à s novas demandas.Â
Atualmente, com mais de 550 associados, entre pequenas, médias e grandes empresas dos mais variados segmentos – comércio, indústria e prestadores de serviço – a ACEG está preparada para atender às necessidades de seus sócios.
O tempo passou e a ACEG continua com os mesmos princÃpios de sua fundação, mas sempre com uma visão atualizada, moderna e dinâmica. Reafirma constantemente a missão de atuar em defesa do associativismo, promovendo o empreendedorismo e representando os empresários. A ACEG oferece diversos serviços de apoio ao empresariado, entre eles o SCPC, Central de Recuperação de Crédito, Certificação Digital, Planos de Saúde, Campanhas e Eventos, Rede de Descontos, dentre outros.