novas ideias
construindo caminhos
Nome da ACE
Nome: Associação Comerciale Empresarial de Guaratinguetá
Presidente: Ricardo Teberga
Período de Mandato do presidente: 13/03/2019 - 15/03/2021
Site: http://www.aceguaratingueta.com.br
Fundação 04/09/1939
Nome Presidente
Presidente

A Associação Comercial e Empresarial de Guaratinguetá (ACEG) foi fundada em 4 de setembro de 1939. O município de Guaratinguetá foi criado pela lei provincial no. 2, de 23 de janeiro de 1844, sendo desmembrado do município de Taubaté, ocupando uma área de 752 km2. A população estimada, em 2014, é de aproximadamente 118.000 habitantes.

No século XVII, Jacques Félix e sua família possuíam terras na região, sendo o responsável pela construção da capela em devoção a Santo Antônio, em 1630. No período seguinte a área recebe novos moradores atraídos pelas terras férteis. Contudo, o grande desenvolvimento ocorreria com a expansão cafeeira e a chegada da Estrada de Ferro D. Pedro II. O desenvolvimento favoreceu a emancipação política, e a cidade recebeu o nome de Guaratinguetá, que em tupi significa “muitas garças brancas”.

Em 1939, devido ao rápido desenvolvimento do comércio no município, os comerciantes sentiram necessidade de ter uma entidade representativa e defensora dos interesses do comércio. Foi quando o contador Azarias Menezes conseguiu empolgar um grupo de empresários em torno da ideia de fundar uma Associação Comercial.

Após alguns anos, o município presenciou um novo momento econômico com a instalação de grandes indústrias multinacionais. Tal fato exigiu que a entidade sofresse alterações para atender às novas demandas. 

Atualmente, com mais de 550 associados, entre pequenas, médias e grandes empresas dos mais variados segmentos – comércio, indústria e prestadores de serviço – a ACEG está preparada para atender às necessidades de seus sócios.

O tempo passou e a ACEG continua com os mesmos princípios de sua fundação, mas sempre com uma visão atualizada, moderna e dinâmica. Reafirma constantemente a missão de atuar em defesa do associativismo, promovendo o empreendedorismo e representando os empresários. A ACEG oferece diversos serviços de apoio ao empresariado, entre eles o SCPC, Central de Recuperação de Crédito, Certificação Digital, Planos de Saúde, Campanhas e Eventos, Rede de Descontos, dentre outros.