A Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Guareí foi fundada em 13 de junho de 1997. O município de Guareí foi criado pelo Decreto-lei estadual no. 1.038, de 19 de dezembro de 1906, sendo desmembrado do município de Itapetininga, ocupando uma área de 566 km2. A população estimada, em 2014, é de aproximadamente 16.000 habitantes.
Em 1827, os prussianos Phillipe Jacob, João Momberg, Henrique Wietes e Gaspar Estanagel se instalaram em terra que pertenciam a Elias Ayres do Amaral, na confluência do ribeirão Guarda Mor com o rio Guareí. No local foi erguida uma capela em devoção a São João Batista e um povoado foi constituído. O crescimento da região foi rápido devido à exploração agrícola e a pecuária. O município conquistou a autonomia política e recebeu o nome de Guareí, que em tupi significa “rio do lobo guará”.
Em 1997 foi fundada a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Guareí, tendo como objetivo estimular o desenvolvimento do comércio e da indústria no município.
A entidade tem representado o empresariado junto ao poder público e outras autarquias, com o intuito principal de desenvolver o comércio e indústria, assim como todos os outros setores produtivos da comunidade. A intenção é oferecer bons serviços aos associados, com parcerias que venham promover o desenvolvimento e melhor preparação dos empresários para a globalização, com a que existe com o SEBRAE.