A Associação Comercial e Industrial de Hortolândia foi fundada em 12 de novembro de 1992. O municÃpio de Hortolândia foi criado pelo Decreto-lei estadual no. 7.644, de 30 de dezembro de 1991, sendo desmembrado do municÃpio de Sumaré, ocupando uma área de 62 km2. A população estimada, em 2014, é de aproximadamente 212.000 habitantes.
A região abrangida pela cidade de Hortolândia foi ocupada no decorrer do século XIX, principalmente após a introdução da lavoura cafeeira. Com a instalação  da linha férrea e a fundação da estação Jacuba, como era conhecido o local, há o crescimento da população e da atividade agrÃcola. No século XX, João Ortolan faz o loteamento de terras, dando origem ao Parque Ortolândia. O municÃpio conquistou a autonomia polÃtica e homenageou o empreendedor.
Em 1992, os empresários da cidade sentiram a necessidade da união de esforços para alavancar o comércio local e constituÃram a Associação Comercial e Industrial de Hortolândia. O objetivo principal era a união dos setores empresariais; a defesa da livre iniciativa; a prestação de serviços com base no modelo de gestão da qualidade a seus associados. O primeiro presidente escolhido foi Liduino Antonio Soares Filho.
Em todos esses anos a ACIAH liderou inúmeras campanhas promocionais de incentivo aoconsumo, bem como projetos no intuito de agregar crescimento e desenvolvimento na cidade, incentivando parcerias, palestras, convênios, cursos e toda a retaguarda necessária aos associados, promovendo o estudo e a pesquisa de assuntos que possam interessar a vida econômica da cidade, do estado ou ainda do paÃs. Desde 2006, com a implantação do Sebrae, em parceria com a Câmara Municipal e a Prefeitura, todos os associados ganharam, pois essa parceria trouxe inúmeros benefÃcios a cidade, com o apoio e execução de palestras, cursose assessoria para os associados, da pessoa fÃsica a jurÃdica.