A Associação Comercial e Empresarial de Ibiúna foi fundada em 24 de julho de 1981. O municÃpio de Ibiúna foi criado por lei em 1911, sendo desmembrado do municÃpio de São Roque, ocupando uma área de 1.058 km2. A população estimada, em 2014, é de aproximadamente 75.000 habitantes.
No inÃcio do século XVII Manoel de Oliveira Carvalho recebeu uma sesmaria na atual região de Ibiúna. Este ocupou o local e construiu uma capela em devoção a Nossa Senhora das Dores, o que favoreceu a formação de um vilarejo que foi visitado por tropeiros. No começo do século XIX, a freguesia passou a ser conhecida com o nome de Nossa Senhora das Dores do Una, passando depois apenas para Una. As propriedades das terras fizeram que novos lavradores ocupassem o local, dentre eles imigrantes japoneses. O municÃpio obteve a autonomia polÃtica e recebeu o nome de Ibiúna, que em tupi significa “terra escuraâ€.
Em 1981, os empresários da cidade sentiram a necessidade da união de esforços para alavancar o comércio local e constituÃram a Associação Comercial e Industrial de Ibiúna. Em todos os seus momentos, esteve à frente de lutas memoráveis em defesa do progresso dos empresários, com participação decisiva na vida econômica, polÃtica e social de Ibiúna.
A entidade tem representado o empresariado junto ao poder público e outras autarquias, com o intuito principal de desenvolver o comércio e indústria, assim como todos os outros setores produtivos da comunidade. Representando ativamente, sob todos aspectos, o comércio, a indústria, os prestadores de serviços e demais segmentos empresariais, a ACE-Ibiúna tem envidado todos os esforços para o contÃnuo desenvolvimento de seus associados e engrandecimento da cidade de Ibiúna, procurando oferecer aos seus associados um leque cada vez maior de bons serviços, com ênfase à queles que visam a proteção ao crédito.