A Associação Comercial, Industrial e AgrÃcola de Iracemápolis foi fundada em 20 de janeiro de 1984. O municÃpio de Iracemápolis foi criado pelo Decreto-lei estadual no. 2.456, de 30 de dezembro de 1953, sendo desmembrado do municÃpio de Limeira, ocupando uma área de 115 km2. A população estimada, em 2014, é de aproximadamente 22.000 habitantes.
O território abrangido pela cidade de Iracemápolis foi ocupado na segunda metade do século XIX. José EmÃdio, em 1886, formou um povoado na margem direita do rio Piracicaba, que paulatinamente cresceu. Cinco anos depois foi erguida uma capela que foi batizada de Santa Cruz, sendo alterada posteriormente para Santa Cruz da Boa Vista. O nome seria alterado para Iracemápolis, devido à Fazenda Iracema, de propriedade de Silvério Jordão, que cedeu terras para o povoado, que progrediu e obteve autonomia polÃtica.
Em 1984, os empresários da cidade sentiram a necessidade da união de esforços para alavancar o comércio local e constituÃram a Associação Comercial, Industrial e AgrÃcola de Iracemápolis, tendo como primeiro presidente Sebastião Aparecido Donadelli.
A ACIAI atua há 31 anos no municÃpio, em prol do desenvolvimento e interesses das empresas do comércio, indústria e serviços. A entidade oferece produtos e serviços que são ferramentas fundamentais para complementar as atividades comerciais de seus associados. Nesse contexto, a ACIAI desenvolve treinamentos, reuniões do interesse público, assessoria jurÃdica, campanhas promocionais, SCPC, serviço de papelaria, aluguel do salão de festas e do auditório com preço diferenciado para associados, parceria com diversas faculdades em que todos os associados, conveniados e funcionários têm direito ao desconto nas mensalidades, convênios médico, cooperativa de crédito (SICOOB ACICRED), banco de currÃculos, além de parcerias com entidades. Em agosto de 2007 a ACIAI inaugurou sua sede própria.