A Associação Comercial de Itapetininga foi fundada em 9 de julho de 1933. O municÃpio de Itapetininga foi criado pela Lei-Provinical no. 5, de 13 de março de 1855, sendo desmembrado do municÃpio de Sorocaba, ocupando uma área de 1.790 km2. A população estimada, em 2014, é de aproximadamente 155.436 habitantes.
Os tropeiros visitaram a região no decorrer do século XVIII, momento que também começa a ocupação de algumas terras que logo ficou conhecida por Vila Nossa Senhora dos Prazeres de Itapetininga. A expansão cafeeira faria desenvolver a região. A cidade recebeu o nome de Itapetininga, que em tupi, conforme estudos filológicos pode significar: “caminho das pedrasâ€, “pedra chata†e “pedra secaâ€.
Logo após a Revolução Constitucionalista de 1932 foi criada a Associação Comercial de Itapetininga. Desde o inÃcio, a entidade manteve uma proximidade grande com o poder municipal, por meio de prefeitos, que integravam o quadro associativo. A luta era empreendida para obter uma melhoria qualitativa e quantitativa do comércio e indústria local.
O espÃrito associativo criou raÃzes e demonstrou a força de representação da categoria econômica, assumindo lutas em prol dos comerciantes. Atualmente conta com aproximadamente 700 associados de diferentes áreas do comércio, indústria e prestação de serviços.Os benefÃcios oferecidos pela Associação Comercial de Itapetininga são diversificados, variando entre prestação de serviços, consultas ao banco de dados do SCPC, atividades informativas e de lazer, além de convênios e parcerias com outras instituições.