novas ideias
construindo caminhos
Nome da ACE
Nome: Assoc Coml Emprl de Itapolis
Site: http://www.aceitapolis.com.br
Fundação 31/03/1946

A Associação Comercial e Empresarialde Itápolis (ACE) foi fundada em 31 de março de 1946. O município de Itápolis foi criado pelo Decreto-lei estadual no. 1.038, de 19 de dezembro de 1906, sendo desmembrado do município de Ibitinga, ocupando uma área de 996 km2. A população estimada, em 2014, é de aproximadamente 42.000 habitantes.

O povoamento da região começa a partir do final da primeira metade do século XIX, quando famílias se estabeleceram as margens do Ribeirão dos Porcos, também conhecida como Boa Vista. O loteamento das terras, na década de 1880, fez que novos colonos chegassem ao local e surgisse a freguesia de Espírito Santo do Córrego das Pedras. Alguns anos depois foi elevado à vila com o nome de Boa Vista das Pedras. Em 1906, o nome foi reduzido para Pedras e em 1910 para Itápolis que significa “cidade das pedras”.

Os empresários da cidade sentiram a necessidade da união de esforços para alavancar o comércio local e constituíram a Associação Comercial e Empresarial de Itápolis. Em todos os seus momentos de sua história, esteve à frente de lutas memoráveis em defesa do progresso dos empresários, com participação decisiva na vida econômica, política e social de Itápolis.

A ACE, por muitas vezes, teve papel de Secretaria de Comércio e Indústria, e também encabeçou muitas lutas em prol da melhoria econômica da cidade.

A entidade, que conta com aproximadamente 250 associados, tem representado o empresariado junto ao poder público e outras autarquias, com o intuito principal de desenvolver o comércio e indústria, assim como todos os outros setores produtivos da comunidade. Entre seus mais diversos serviços de apoio ao empresariado, destacam-se a geração e o fornecimento de informações, por intermédio do SCPC.