A Associação Comercial e Industrial de Itu foi fundada em 2 de agosto de 1957. O municÃpio de Itu foi criado pela lei provincial no. 5, de 5 de fevereiro de 1842, sendo desmembrado do municÃpio de Vila de ParnaÃba, ocupando uma área de 640 km2. A população estimada, em 2014, é de aproximadamente 165.000 habitantes.
A região foi desbravada pelos bandeirantes que ocuparam a região no começo do século XVII, fundando uma capela em louvor a Nossa Senhora da Candelária. Contudo, o papel de destaque chegaria no século XIX com a produção de cana de açúcar e da expansão da lavoura cafeeira. No século XX foram estabelecidas indústrias têxteis que estimularam o desenvolvimento. A designação Itu, em tupi, significa “grande queda d’águaâ€.
Em 1957, um grupo de empresários de Itu, composto por industriais, comerciantes e profissionais liberais, a maioria deles pertencentes ao Rotary Clube local, tomou a iniciativa de fundar uma entidade representativa das categorias, a fim de representá-las na defesa dos seus direitos e ainda lutar pelo progresso e desenvolvimento do municÃpio. O lÃder desse movimento foi o Wilson Arrighi, o qual foi escolhido como primeiro presidente da entidade.
 A Associação Comercial e Industrial de Itu, baseada no princÃpio associativo, busca constantemente o aperfeiçoamento e atualização das regras da livre concorrência e da defesa dos interesses de seus associados, abrindo espaço para a participação de todos os empresários. Oferece a seus associados, baseada em desenvolvimento próprio ou através de parcerias, vários serviços de suporte, fundamentais para realização de negócios.