A Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Jacareí foi fundada em 18 de setembro de 1939. O município de Jacareí foi criado por lei provincial no. 17, de 3 de abril de 1849, sendo desmembrado do município de Mogi das Cruzes, ocupando uma área de 464 km2. A população estimada, em 2014, é de aproximadamente 224.000 habitantes.
A ocupação da área abrangida pela cidade de Jacareí ocorreu por iniciativa de Antônio Afonso e seus filhos, quando construíram uma capela em devoção a Nossa Senhora da Conceição da Parayba, em 1652. No local formou-se um povoado humilde, conhecido pelos tropeiros, que foi crescendo no decorrer do século XVIII. No período seguinte a área desenvolveu intensa atividade agrícola, principalmente a lavoura cafeeira, passando a ter grandes fazendas. A prosperidade favoreceu a luta pela conquista da emancipação política. A cidade recebeu o nome de Jacareí, que numa das interpretações possíveis em tupi significa “rio dos jacarés”.
Os empresários da cidade sentiram a necessidade da união de esforços para alavancar o comércio local e constituíram a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Jacareí.
A entidade tem representado o empresariado junto ao poder público e outras autarquias, com o intuito principal de desenvolver o comércio e indústria, assim como todos os outros setores produtivos da comunidade. A intenção é oferecer bons serviços aos associados, com parcerias que venham promover o desenvolvimento e melhor preparação dos empresários para a globalização.