A Associação Comercial e Industrial de Jaguariúna (ACIJ) foi fundada em 2 de abril de 1981. O municÃpio de Jaguariúna foi criado pelo Decreto-lei estadual no. 2.456, de 30 de dezembro de 1953, sendo desmembrado do municÃpio de Mogi Mirim, ocupando uma área de 141 km2. A população estimada, em 2014, é de aproximadamente 50.000 habitantes.
Nas margens do rio Jaguari foi erguida uma estação da Companhia Mogiana de Estrada de Ferro. A Estação de Jaguari ficava próximo do povoado conhecido como Vila Bueno que tivera suas origens no decorrer do século XIX. Em 1889, o coronel Amâncio Bueno mandou erguer uma igreja em homenagem a Santa Maria. O núcleo cresceu e foi elevado à Distrito de Paz, com o nome de Jaguari. Em 1944, o nome foi alterado para Jaguariúna, que em tupi significa “rio da onça pretaâ€. Logo em seguida o municÃpio conquistou a autonomia polÃtica.
Em 1981, os empresários da cidade sentiram a necessidade da união de esforços para alavancar o comércio local e constituÃram a Associação Comercial e Industrial de Jaguariúna.
A entidade luta pelo desenvolvimento de seus ideais, desenvolvendo campanhas de incentivo às atividades econômicas e sociais, participando também de questões de interesse coletivo e colaborando na solução de problemas que, de forma direta ou indireta, afetam a comunidade.
Várias foram as dificuldades, mas os obstáculos foram vencidos, gerando melhorias para os associados, bem como para o fortalecimento do comércio jaguariunense. Atualmente, a ACIJ representa aproximadamente 450 associados, sempre estimulando o espÃrito de associativismo.