A Associação Comercial, Industrial e AgrÃcola de Leme (ACIL) foi fundada em 11 de outubro de 1972. O municÃpio de Leme foi criado pelo Decreto-lei estadual no. 1.038, de 19 de dezembro de 1906, sendo desmembrado do municÃpio de Pirassununga, ocupando uma área de 402 km2. A população estimada, em 2019, é de aproximadamente 103.391 habitantes.
O povoamento da região ocorreu com o estabelecimento da fazenda de Manuel Leme, entre os rios Corumbataà e Mogi-Guaçu, no decorrer do século XIX. Em 1877, com a chegada da Companhia Paulista de Estrada de Ferro, o povoado cresceu e novos moradores chegaram, momento em que foi construÃda uma capela em louvor a São Lázaro. A prosperidade permitiu a criação do Distrito de Paz de Leme, em 1891. Alguns anos depois o local conquistaria a emancipação polÃtica.
No inÃcio dos anos 70, empresários do comércio e da indústria, preocupados em melhorar a qualidade e segurança nas informações para liberação de créditos, bem como fornecer suporte técnico e indicar diretrizes de administração, se reuniam com o objetivo de fundarem a Associação Comercial em Leme.
Acompanhando de perto as mudanças da economia, a globalização e as transformações da sociedade brasileira, a ACIL congrega atualmente em seu quadro de sócios os empreendedores individuais, micro, pequenas, médias e grandes empresas ligadas as mais diferentes atividades econômicas. São mais de mil e setecentos associados no comércio, indústria, prestação de serviços e produtores rurais.
Sua atuação baseia-se em uma estrutura de prestação de serviços aos seus associados, com a filosofia de contribuir para o desenvolvimento de seus negócios, e por consequência da cidade de Leme. Entre seus diversos serviços e ações de apoio ao empresariado local, destacam: SCPC; Eventos – palestras, cursos, campanhas; Empreender – Núcleos Setoriais; Posto SEBRAE – cursos, palestras, oficinas, treinamentos, orientação e assessorias empresariais; entre outros serviços.