A Associação Comercial e Industrial de Lençóis Paulista (ACILPA) foi fundada em 17 de outubro de 1973. O municÃpio de Lençóis Paulista foi criado pela Lei Provincial no. 90, de 25 de abril de 1865, com o nome de Lençóis, sendo desmembrado do municÃpio de Botucatu, ocupando uma área de 809 km2. A população estimada, em 2014, é de aproximadamente 65.000 habitantes.
A região de Lençóis Paulista passou a ser ocupada de forma mais intensa em meados do século XIX, quando José Teodoro de Souza fixou residência na área. Novos moradores chegaram para explorar as terras e foi construÃda uma capela em louvor de Nossa Senhora da Piedade, em 1858. Sete anos depois, a vila conquistou a sua emancipação polÃtica. Em 1944, para diferenciar de uma cidade baiana, a cidade passou a ser designada de Lençóis Paulista.
A entidade foi constituÃda por empreendedores interessados em defender as atividades empresariais de Lençóis Paulista, valorizando o trabalho, a propriedade privada, a livre concorrência e o salário justo.
 Para garantir maior praticidade a seus associados, a diretoria da Acilpa firmou uma parceria com o Senai, CMFP (Centro Municipal de Formação Profissional) e o DDGER (Diretoria de Desenvolvimento, Geração de Emprego e Renda) para a confecção de urnas que serão distribuÃdas gratuitamente aos comerciantes lençoenses. Outra conquista do Programa é que através de uma parceria firmada com a Ascana, pequenos produtores rurais terão de forma gratuita a análise de solo realizada em suas plantações. Isso garante a otimização do cultivo e melhores resultados aos agricultores. Através do Programa Empreender “Unir para crescer†a ACILPA também ofereceu gratuitamente aos lojistas lençoenses o curso de vitrine. Que teve como principal objetivo apresentar e potencializar as ferramentas para a elaboração de uma vitrina atrativa e que gere vendas.