novas ideias
construindo caminhos
Nome da ACE
Nome: Assoc Coml Emprl de Macatuba
Site: http://www.acemacatuba.com.br
Fundação 03/06/1981

A Associação Comercial  Empresarial de Macatuba foi fundada em 1981. O município de Macatuba foi criado pelo Decreto-lei estadual no. 1.975, de 1 de outubro de 1924, sendo desmembrado do município de Lençóis, ocupando uma área de 224 km2. A população estimada, em 2014, é de aproximadamente 16.000 habitantes.

A ocupação da região de Macatuba foi feita no decorrer na segunda metade do século XIX, quando as primeiras propriedades foram constituídas. No começo do século XX foi construída uma capela em louvor à Santo Antônio. A ocupação cresceu e o povoado recebeu novos moradores, justificando a formação administrativa e judiciária. Foi elevado a distrito de Paz, em 1912, com o nome de Bocayuva, em homenagem ao Senador Quintino Bocayuva. Em 1944, o nome foi alterado para Macatuba, que em tupi, significa “abundância de macás”, palmeira comum na região.

Um grupo de empreendedores da cidade de Macatuba, identificando o crescimento da atividade comercial julgaram conveniente a constituição de uma Associação Comercial. Carlos Eduardo Montia e Antônio Xavier foram os responsáveis por convocar a primeira reunião que escolheu como presidente da entidade Habib Salim Zakir. Na gestão seguinte foi escolhido Antônio Xavier para presidente e novos membros foram incorporados na luta da defesa do comércio da cidade de Macatuba.

A entidade tem representado o empresariado junto ao poder público e outras autarquias, com o intuito principal de desenvolver o comércio e indústria, assim como todos os outros setores produtivos da comunidade. A intenção é oferecer bons serviços aos associados, com parcerias que venham promover o desenvolvimento e melhor preparação dos empresários para a globalização, com a que existe com o SEBRAE.