A ACIMG (Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu) foi fundada em 8 de novembro de 1958. Já Mogi Guaçu, que em tupi quer dizer ‘rio grande das cobras’, pertencia à Mogi Mirim, até que em 19 de dezembro de 1906 tornou-se municÃpio por meio do Decreto-lei estadual nº1.038. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e EstatÃstica), o espaço territorial guaçuano é de 812.753km² e a população estimada pelo órgão em 2019 é de 151.888 habitantes.
A Associação nasceu por iniciativa de um grupo de empresários, composto por mais industriais do que lojistas, pois à época a indústria era mais forte que o comércio. Mogi Guaçu era chamada de Capital da Cerâmica, já que o solo era rico em barro Taguá, matéria-prima perfeita para a produção cerâmica.Â
Os anos áureos das indústrias cerâmicas se foram. Uma a uma, elas foram se fechando e o comércio retomou seu protagonismo, pois a cidade nasceu devido ao comércio que acontecia às margens do rio Mogi Guaçu. Lá vendia-se mercadorias e burros eram alugados para o transporte de tropas que rumavam para a região de mineração de ouro, como o centro de Minas Gerais e também Goiás.
Hoje Mogi Guaçu é reconhecida pelo comércio forte e diversificado, mas também pela diversidade e profissionalismo dos prestadores de serviço, da produção agrÃcola e por indústrias de diferentes segmentos. Esta diversidade está presente no quadro societário da Associação, que possui quase 2 mil membros.
Desde sua criação a Associação Comercial esteve localizada em diversos pontos da cidade. Em 1997 conquistou a sede própria. Em outubro de 2015 a antiga instalação deu lugar ao atual edifÃcio que também abriga uma unidade do Escritório Regional da Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo) e um posto Sebrae Aqui.