A Associação Comercial e Industrial de Mogi Mirim (ACIMM) foi fundada em 23 de dezembro de 1929. O municÃpio de Mogi Mirim foi criado pela lei provincial no. 17, de 3 de abril de 1849, sendo desmembrado do municÃpio de JundiaÃ, ocupando uma área de 497 km2. A população estimada, em 2014, é de aproximadamente 91.000 habitantes.
A região foi ocupada por bandeirantes que batizaram o arraial como Mogi Mirim, que em tupi significa “rio das cobrasâ€. A descoberta de ouro nas Minas Gerais fez que o número de moradores crescesse nas imediações da capela de São José. A prosperidade seria maior, na segunda metade do século XIX quando há a expansão da lavoura do café e a chegada de imigrantes italianos, portugueses, espanhóis, dentre outros.
A entidade nasceu com vocação para estar sempre adiante de grandes transformações. Os empresários da cidade sentiram a necessidade da união de esforços para alavancar o comércio local e constituÃram a Associação Comercial e Industrial de Mogi Mirim, tendo como primeiro presidente Laurentino Pereira Goulart. A partir de então os avanços não pararam de ocorrer e a cada nova diretoria novas conquistas em prol do comércio e da indústria de Mogi Mirim.
Da primeira Diretoria Executiva até a presente, os avanços foram significativos e o rol de associados tem demonstrado satisfação ao aderir a todas as iniciativas tomadas pela direção da ACIMM. Uma história de luta que chega aos 85 anos com pleno vigor e com vontade de fazer cada vez mais. A ACIMM, hoje é sinônimo de confiança e pujança, respeitando e lutando pelos associados.
Atualmente, a entidade conta com aproximadamente 1.350 associados. Â A entidade oferece: SCPC; certificado de origem; campanhas promocionais; treinamentos; dentre outros.