novas ideias
construindo caminhos
Nome da ACE
Nome: Assoc Coml Emprl de Nova Odessa
Site: http://www.acinonovaodessa.com.br
Fundação 30/06/1977
Nome Presidente
Presidente

A Associação Comercial e Industrialde Nova Odessa  (ACINO) foi fundada em 20 de junho de 1977. O município de Nova Odessa foi criado pelo Decreto-lei estadual no. 5.285, de 18 de fevereiro de 1959, sendo desmembrado do município de Americana, ocupando uma área de 73 km2. A população estimada, em 2014, é de aproximadamente 56.000 habitantes.

No século XVIII o governo colonial fez a concessão de sesmaria para Joaquim José Teixeira de Nogueira que ocupou as terras e passou para seus descendentes. No século XIX e XX é estimulada a ocupação da área com imigrantes de diferentes regiões da Europa. Por incentivo do Secretário da Agricultura do Estado de São Paulo, José Arruda Botelho foi formando o núcleo Colonial de Nova Odessa, que remetia a uma cidade que visitara e que pertencia à Rússia. Imigrantes russos chegaram ao local e depois letões. A construção da ferrovia, inaugurada em 1907, impulsionaria o desenvolvimento agrícola e industrial, possibilitando a autonomia política.

Em 1977 foi fundada a ACINO por iniciativa de um grupo de empresários que vislumbrava o crescimento da cidade e lutava pela união da classe empresarial.

Durante todos esses anos a ACINO, com credibilidade, comprometimento e confiança, tem participado na luta pelas melhorias do comércio, indústria e prestadores de serviços, disponibilizando serviços, produtos, campanhas e promoções em datas comemorativas, convênios e parcerias, visando sempre beneficiar aos associados.

A entidade tem representado o empresariado junto ao poder público e outras autarquias, com o intuito principal de desenvolver o comércio e indústria, assim como todos os outros setores produtivos da comunidade. A intenção é oferecer bons serviços aos associados, com parcerias que venham promover o desenvolvimento e melhor preparação dos empresários para a globalização.