A Associação Comercial e Industrial de Olímpia (ACIO) foi fundada em 17 de maio de 1940. O município de Olímpia foi criado pelo Decreto-lei estadual no. 1.038, 19 de dezembro de 1906, sendo desmembrado do município de Barretos, ocupando uma área de 802 km2. A população estimada, em 2014, é de aproximadamente 53.000 habitantes.
A origem de Olímpia está diretamente ligada ao desmembramento do município de Espírito Santo de Barretos, na década de 1890. As terras férteis atraíram agricultores e as fazendas foram loteadas. Neste processo atuaram os engenheiros ingleses Robert Reid e William Leatherbarrow vindo a ser estabelecido o núcleo São João Batista dos Olhos d’Água. Em 1906, Antônio Olímpio Rodrigues Vieira, amigo de Reid solicitou a elevação do local a vila com o nome atual.
Na década de 1940, os empreendedores de Olímpia se reuniram, tendo a frente João Eduardo Pereira, que foi o primeiro presidente da entidade. Em 31 de março de 1957, o então presidente da ACIO, Hélio Cazarini, fez o lançamento da pedra fundamental da construção do prédio próprio, em terreno doado pela Prefeitura Municipal de Olímpia, por determinação do então Prefeito Municipal da Estância Turística de Olímpia. Álvaro Brito.A finalização das obras ocorreu no ano seguinte, sendo a nova sede inaugurada em 18 de maio de 1958.
Desde sua fundação a Associação Comercial e Industrial de Olímpia desenvolve um papel importante no município sendo parceira ativa em vários projetos, contribuindo com os empresários locais e com a qualificação e aperfeiçoamento da mão-de-obra. Entre atividades e ações podemos destacar: Treinamentos Palestras; Cursos; Capacitação; Orientação a empresários e a seus colaboradores; Consultas comerciais On-line e Cal Center; PAE - Posto de Atendimento ao Empreendedor; Pesquisa de mercado; Cadastro de Currículos; Planos de Saúde - empresarial; Missões Técnicas (Feira do Empreendedor, Fispal – Feira de Alimentação Fora do Lar, Fipan – Feira de Panificação, Equipotel).