A Associação Comercial e Industrial de PaulÃnia (ACIP) foi fundada em 25 de maio de 1976. O municÃpio de PaulÃnia foi criado pelo Decreto-lei estadual no. 8.092, de 28 de fevereiro de 1964, sendo desmembrado do municÃpio de Campinas, ocupando uma área de 138 km2. A população estimada, em 2014, é de aproximadamente 95.000 habitantes.
A região foi explorada por bandeirantes e logo se estabeleceu no local um pouso. No decorrer dos anos se constituiu a Fazenda do Funil, que no final do século XIX foi desmembrada, dando origem à Fazenda São Bento. O cultivo do algodão exigiu a construção da Estrada de Ferro Funilense (1906), cujo trajeto passava por terras da Fazenda São Bento, que naquele momento pertencia à José Paulinio Nogueira. A estação erguida no local foi nomeada de José Paulinio, sendo depois alterada por decisão do governo federal para PaulÃnia.
A Associação Comercial e Industrial de PaulÃnia, ao longo de 39 anos vem trabalhando para promover, desenvolver, representar, defender e aumentar a competitividade das empresas associadas contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da comunidade.
A ACIP participa ativamente de todos os episódios marcantes da vida paulinense e tem sua missão nos fundamentos: união dos setores empresariais; trabalho e defesa da livre iniciativa; opinião legÃtima, na busca dos melhores caminhos do desenvolvimento; prestação de serviços de qualidade a seus associados que visam a proteção de crédito.
Esta representatividade também é definida como a capacidade de usar a força da coletividade para garantir que os interesses do meio empresarial sejam ouvidos, respeitados e atendidos.