A Associação Comercial e Industrial Trans. Ag. de Pereira Barreto foi fundada em 27 de julho de 1943. O municÃpio de Pereira Barreto foi criado pelo Decreto-lei estadual no. 9.775, de 30 de novembro de 1938, sendo desmembrado do municÃpio de Monte AprazÃvel, ocupando uma área de 974 km2. A população estimada, em 2014, é de aproximadamente 25.000 habitantes.
A região abrangida pela cidade de Pereira Barreto foi ocupada em meados do século XIX. No local foi instalada a colônia militar de Itapura, quando o governo imperial determinou a ligação da região com a área do Paraguai. A ocupação efetiva aconteceria no século XX com o loteamento das fazendas Urubunpugá e Araçatuba, pela Sociedade Colonizadora do Brasil Ltda. Em 1932, Kunito Miyasaka e Carlos Y. Kato assumiram a colonização da área que cresceu e recebeu o nome de Novo Oriente. A construção da ponte pênsil, em 1935, ligando Mirandópolis e Araçatuba ao Porto de Tabuado impulsionou o crescimento e favoreceu a emancipação polÃtica. O municÃpio recebeu o nome de Pereira Barreto, em homenagem ao médico, cientista e professor, Luiz Pereira Barreto.
Os empresários da cidadesentiram a necessidade da união de esforços para alavancar o comércio local e constituÃram a Associação Comercial e Industrial Trans. Ag. de Pereira Barreto.
A entidade tem representado o empresariado junto ao poder público e outras autarquias, com o intuito principal de desenvolver o comércio e indústria, assim como todos os outros setores produtivos da comunidade. A intenção é oferecer bons serviços aos associados, com parcerias que venham promover o desenvolvimento e melhor preparação dos empresários para a globalização.