novas ideias
construindo caminhos
Nome da ACE
Nome: Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Piquete
Presidente: Claudinei de Barros Magalhães
Período de Mandato do presidente: 19/02/2016 - 19/02/2020
Site:
Fundação 30/07/1933
Nome Presidente
Presidente

A Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Piquete foi fundada em 30 de julho de 1993. O município de Piquete foi criado pelo Decreto-lei estadual no. 1.038, de 19 de dezembro de 1906, sendo desmembrado do município de Lorena, ocupando uma área de 175 km2. A população estimada, em 2014, é de aproximadamente 14.000 habitantes.

A região foi ocupada com intensidade no começo do século XIX, quando é registrado a existência do Arraial de São Miguel, na margem esquerda do Rio Paraíba. Em 1842, por ocasião da revolução de São Paulo e Minas Gerais contra o poder monárquico, no arraial se instalou um piquete de cavalaria, que visava a desarticulação de paulistas e mineiros. Passada a conturbação política, o local se desenvolveu, principalmente devido à exploração cafeeira, e foi elevado à Vila recebendo o nome de Vieira do Piquete, em 1875. No começo do século XX, antigas fazendas foram adquiridas pelo governo republicano, para no local estabelecer as bases da indústria bélica nacional, conquistando em seguida a autonomia política.

Os empresários da cidade sentiram a necessidade da união de esforços para alavancar o comércio local e constituíram a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Piquete.

A entidade tem representado o empresariado junto ao poder público e outras autarquias, com o intuito principal de desenvolver o comércio e indústria, assim como todos os outros setores produtivos da comunidade. A intenção é oferecer bons serviços aos associados, com parcerias que venham promover o desenvolvimento e melhor preparação dos empresários para a globalização.