novas ideias
construindo caminhos
Nome da ACE
Nome: Assoc Coml Empr de Piracaia
Site: http://www.acepiracaia.com.br
Fundação 11/01/2007

A Associação Comercial e Empresarial de Piracaia (ACEP) foi fundada em 5 de dezembro de 2006. O município de Piracaia foi criado pela lei provincial no. 62, de 21 de março de 1885, a priori com o nome de Santo Antônio da Cachoeira, sendo desmembrado do município de Atibaia, ocupando uma área de 385 km2. A população estimada, em 2014, é de aproximadamente 26.000 habitantes.

A expansão da lavoura cafeeira fez que a região de Piracaia fosse ocupada com propriedades agrícolas. Leonor de Oliveira Franco, uma das primeiras moradoras da área, mandou erguer uma capela em devoção a Santo Antônio, junto ao rio Cachoeira. No decorrer dos anos o povoado cresceu e se transformou em freguesia com o nome de Santo Antônio da Cachoeira. Ao conquistar a emancipação política o nome foi mantido até 1906, quando foi alterado para Piracaia, que em tupi significa “peixe queimado”.

Em 2006, os empresários da cidade sentiram a necessidade da união de esforços para alavancar o comércio local e constituíram a Associação Comercial e Empresarial de Piracaia. A ACEP trabalha em defesa da economia e da classe empresarial do município, representando seus interesses, na busca por conquistas que gerem o desenvolvimento do empresário e da cidade.

A entidade defende que o associativismo é o melhor caminho para que os empresários encontrem soluções para suas demandas, gerando assim uma grande união das empresas e uma ótima oportunidade de representatividade em da Cidade.

A ACEP tem representado o empresariado junto ao poder público e outras autarquias, com o intuito principal de desenvolver o comércio e indústria, assim como todos os outros setores produtivos da comunidade. A intenção é oferecer bons serviços aos associados, com parcerias que venham promover o desenvolvimento e melhor preparação dos empresários para a globalização.