A Associação Comercial e Industrial de Piraju (ACIP) foi fundada em 3 de agosto de 1941. O municÃpio de Piraju foi criado pelo Decreto-lei estadual no. 1.038, de 19 de dezembro de 1906, a priori com o nome de São Sebastião do Tijuco Preto, sendo desmembrado do municÃpio de  Itaporanga, ocupando uma área de 504 km2. A população estimada, em 2014, é de aproximadamente 29.000 habitantes.
Apesar da área ser visitada por tropeiros no século XVIII é apenas no começo do século seguinte que a região ganhou destaque. No local foi criado um posto de pedágio para a travessia do rio Paranapanema, o que fez que algumas famÃlias se estabelecessem no local. Em 1856 foi criada uma capela que depois passaria para o nome da freguesia, conhecida como São Sebastião do Tijuco Preto. O nome foi alterado no começo do século XX para Piraju, que em tupi significa “peixe amareloâ€.
Os comerciantes da cidade de Piraju se reuniram, em 1941, para formar uma entidade que tivesse como objetivo unir a classe comercial e industrial do municÃpio.
A ACIP cresceu e conquistou o reconhecimento da população como uma instituição que luta pelos interesses coletivo. Atualmente conta com aproximadamente 700 associados, aos quais são oferecidos, dentre outros serviços, a consulta ao SCPC, que permite maior segurança na tomada de decisões para concessão do crédito. A entidade busca constantemente novas parcerias, visando trazer para o municÃpio cursos de capacitação, além de desenvolver programas, visando à fomentar o espÃrito empreendedor nos munÃcipes.