novas ideias
construindo caminhos
Nome da ACE
Nome: Assoc Coml Indl de Pirassununga
Site: http://www.acipirassununga.com.br
Fundação 18/07/1938
Nome Presidente
Presidente

A Associação Comercial e Industrial de Pirassununga (ACIP) foi fundada em 18 de julho de 1938. O município de  Pirassununga foi lei provincial no. 20, de 31 de março de 1879, sendo desmembrado do município de XX, ocupando uma área de 727 km2. A população estimada, em 2014, é de aproximadamente 74.000 habitantes.

A ocupação do local começou com a presença de faiscadores nas margens do ribeirão do Ouro. Foi erguida uma capela em louvor ao Senhor Bom Jesus dos Aflitos. O povoamento mais intenso ocorreria no decorrer do século XIX, quando os proprietários de terra Ignácio Pereira Bueno, José Francisco Meirelles, José Leme da Silva e José de Souza fizeram a doação de terras. O crescimento foi ascendente e a vila foi emancipada, recebendo o nome de Pirassununga, que em tupi significa “lugar onde o peixe faz barulho”.

A ACIP foi fundada em 1.938, por um grupo de noventa e oito comerciantes, industriais e representantes de firmas estabelecidas em Pirassununga, preocupados com a defesa da livre iniciativa. Passaram pela ACIP 14 presidentes: Alvarino Bessa, Ari Albuquerque, João da Mota Cabral, Atilio de Franceschi, Braz Grisi, Palmiro Steola, Mario Eliseu, Manoel J. Vieira de Moraes, Temistocles Marrocos Leite, Peterle Foffa, José Carlos Macini, Fares Toufic Abou Mourad,  Valdinei Ferraz Nery e Amador Sebastião Mistieri Junior. Todos eles foram decisivos para o crescimento da entidade.

Em 1960, a ACIP passou a oferecer a seus associados o serviço de SPC, que foi uma iniciativa de bastante sucesso entre os empresários e consumidores. O SPC representava o papel de fiador, fornecendo a informação de que o lojista poderia efetuar a venda

Na atualidade a ACIP conta com mais de 600 associados ativos e oferece diversos serviços de apoio ao empresário, destacam-se: a geração e fornecimento de informações, por intermédio do SCPC, assistência com orientação jurídica, campanha de marketing, palestras e treinamentos, convênios médico, odontológico, educação entre outros.