A Associação Comercial e Empresarial de Promissão (ACEP) foi fundada em 19 de maio de 1979. O municÃpio de Promissão foi criado pelo Decreto-lei estadual no. 1.934, de 29 de novembro de 1923, sendo desmembrado do municÃpio de Penápolis, ocupando uma área de 779 km2. A população estimada, em 2014, é de aproximadamente 38.000 habitantes.
As terras que fazem parte da cidade de Promissão foram ocupadas na década de 1840, quando algumas famÃlias se fixaram no local compreendido entre os rios Tietê, Feio e Dourado. Vencida as dificuldades iniciais, o povoado cresceu, principalmente após a chegada da Estrada de Ferro do Noroeste do Brasil, sendo construÃda uma estação que foi batizada com o nome de Hector Legru, banqueiro que financiou a construção da ferrovia. Nas primeiras décadas do século XX chegaram imigrantes que impulsionaram a atividade agrÃcola e em 1921 a designação do local foi alterada para Promissão, uma vez que a população considerava “a terra promissoraâ€.
No inÃcio da década de 1970 um grupo de empresários se reuniu para formar uma entidade que representasse e protegesse o comércio de Promissão. Affonso Carocia, Arsênio Martello, Edivaldo Ferreira Pimentel, José Lisboa da Silva Neto, Renato da Silva, dentre outros, foram os grandes estimuladores desta iniciativa. Affonso Carocia foi escolhido como primeiro presidente. A entidade cresceu, lutando pelos interesses dos empresários e da população.
Atualmente, além do serviço de Proteção ao crédito – SPC, a Associação Comercial promove: cursos, palestras, promoções para incrementar o comércio local, etc.. Além disso, há o intuito comum de buscar o fortalecimento de empresas locais, objetivando assim o crescimento da cidade e uma melhoria de vida para a população.