A Associação Comercial e Industrial de Santa Bárbara D’Oeste (ACISB) foi fundada em 27 de fevereiro de 1964. O municÃpio de Santa Bárbara D’Oeste foi criado pela lei provincial no. 12, de 2 de março de 1846, sendo desmembrado do municÃpio de Piracicaba, ocupando uma área de 271 km2. A população estimada, em 2014, é de aproximadamente 189.000 habitantes.
As terras de Santa Bárbara D’Oeste pertenciam a sesmaria de Francisco de Paula Martins e de Margarida da Graça Martins, no começo do século XIX. No local foi constituÃdo um povoado e erguida uma capela em devoção a Santa Bárbara. Foi feito o loteamento de terras e novas famÃlias foram atraÃdas para o local pela fertilidade das terras, em especial de imigrantes que contribuÃram de maneira significativa para o desenvolvimento da região e a obtenção da emancipação polÃtica e  administrativa.
A ACISB foi fundada 1964, tendo como seu primeiro presidente Ernesto de Cillo. Sua trajetória é parte integrante do desenvolvimento e história da cidade, pois desde sua fundação, a ACISB vem participando ativamente de grandes feitos que marcam a vida do barbarense. A entidade surgiu graças ao esforço de um grupo de incansáveis batalhadores com o objetivo de defender os interesses econômicos do municÃpio, bem como de amparar, defender e orientar a união entre o comércio, indústria e prestadores de serviços com a comunidade.
Em 1974 passou a funcionar em prédio próprio, graças à iniciativa do então presidente José de Ribamar Marques de Moraes Rego. Na gestão de Sérgio Bordignon, esse mesmo prédio passou por ampla reforma, tornando-se ainda mais moderno e funcional. Atualmente a ACISB constrói uma sub-sede na região da zona leste da cidade, que visa a valorizar o setor comercial, industrial e prestadores de serviços desta importante região do municÃpio.