A Associação Comercial de Santa Fé do Sul foi fundada em 2 de junho de 1959. A cidade de Santa Fé do Sul foi criada por meio do Decreto-lei estadual no. 5.120, de 31 de dezembro de 1958, passando a ter uma área de 206 Km2. A população estimada, em 2014, é de 31.000 habitantes.
Na década de 1940, a propriedade de John Paget foi adquirida pela Companhia AgrÃcola de Imigração e Colonização. A expansão da Estrada de Ferro Araraquarense fez que a região fosse ocupada por pequenos proprietários. A área é também conhecida por estar próxima aos Grande Lagos. O crescimento da atividade agrÃcola, a criação das usinas de Ilha Solteira, Jupiá e Ãgua Vermelha, bem como a ferrovia e a hidrovia, que passam pela região, favoreceram o desenvolvimento econômico.
A Associação Comercial de Santa Fé do Sul foi formada pelos empresários da região, tendo como primeiro presidente Hélio de Oliveira que trabalhou com seu pares para ampliar a rede de associados.
A entidade tem representado o empresariado junto ao poder público e outras autarquias, com o intuito principal de desenvolver o comércio e indústria, assim como todos os outros setores produtivos da comunidade. A intenção é oferecer bons serviços aos associados, com parcerias que venham promover o desenvolvimento e melhor preparação dos empresários para a globalização, com a que existe com o SEBRAE.