novas ideias
construindo caminhos
Nome da ACE
Nome: Assoc Coml Emp Sao Joao Boa Vista
Site: http://www.acesaojoao.com.br/
Fundação 13/06/1943

O território do atual município de São João da Boa Vista se localiza ao leste da antiga Estrada de Goiás (ou “Caminho de Goyases”), estando em uma região teve seu desenvolvimento ligado à produção agrícola, abastecendo os mercados regionais. No início do século XIX as terras banhadas pelo Córrego São João foram ocupadas por fazendas e pequenas propriedades agrícolas e, na década de 1830, fundou-se uma capela de nome São João da Boa Vista, por iniciativa do padre João José Vieira Carvalho. A vila cresceu, sendo reconhecida como município em 21 de abril de 1880.

No final do século XIX, a ferrovia apareceu como novidade na economia local. São João teve grande êxito com as lavouras cafeeiras, o que permitiu seu desenvolvimento como centro de atividades da região. A abolição da escravatura e a imigração de estrangeiros modificaram a paisagem humana local: essas pessoas deixaram o campo e se instalaram na cidade, iniciando pequenos comércios e indústrias. O que permitiria, mais tarde, que a cidade passasse pela Crise de 1929 sem grandes danos.

Em 1911, os empreendedores locais fundam a Associação Comercial e Industrial, com objetivo principal representar o comércio e indústria do município. Porém, existem pouquíssimos documentos sobre suas atividades nesses anos. Dessa forma, pouco se sabe desse período e, tão pouco, os motivos pelos quais ela foi declarada inativa.

Toda a documentação disponível para consulta tem início no dia 13 de julho de 1943, quando o empresário sanjoanense Roberto Balestrim reuniu todos os comerciantes e industriais da cidade, para retomar as atividades da Associação Comercial. Desde então, a participação da entidade tem sido intensa, defendendo os interesses dos associados e da população.