A Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de São Miguel Arcanjo foi fundada em 29 de junho de 1983. O municÃpio de São Miguel Arcanjo foi criado pela lei provincial no. 86, de 1ode abril de 1889, sendo desmembrado do municÃpio de Itapetininga, ocupando uma área de 930 km2. A população estimada, em 2014, é de aproximadamente 32.000 habitantes.
A área da cidade de São Miguel Arcanjo foi ocupada a partir de meados do século XIX, quando foram estabelecidas várias fazendas na região. Dentre os povoadores se encontrava o tenente Urias EmÃdio Nogueira de Barros, que constitui o bairro Fazenda Velha. Após a morte deste, a sua filha, Maximina Nogueira Torres mandou erguer uma capela em devoção a São Miguel Arcanjo, em lembrança do seu finado marido, Miguel dos Santos Terra. O povoado cresceu e foi elevado a freguesia, ganhando importância econômica com o cultivo do algodão.
Em 1983, os empresários da cidade sentiram a necessidade da união de esforços para alavancar o comércio local e constituÃram a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de São Miguel Arcanjo.
A entidade, que atualmente possui cento e cinquenta associados, tem representado o empresariado junto ao poder público e outras autarquias, com o intuito principal de desenvolver o comércio e indústria, assim como todos os outros setores produtivos da comunidade. A intenção é oferecer bons serviços aos associados, com parcerias que venham promover o desenvolvimento e melhor preparação dos empresários para a globalização, com a que existe com o SEBRAE.