novas ideias
construindo caminhos
Nome da ACE
Nome: Assoc Coml Indl Agropecuaria Tabatinga
Site: http://www.aciatabatinga.com.br/
Fundação 03/09/1990

A Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Tabatinga foi fundada em 3 de setembro de 1990. O município de Tabatinga foi criado pelo Decreto-lei estadual no. 2.085, de 18 de dezembro de 1925, sendo desmembrado do município de Ibitinga, ocupando uma área de 368 km2. A população estimada, em 2014, é de aproximadamente 15.000 habitantes.

No decorrer do século XIX a região foi ocupada por fazendas, dentre elas a Fazenda São João das Três Barras. Joaquim Pinto Ramalho, proprietário das terras, fez a doação de lote, na margem esquerda do córrego do Cavalo para ser erguida uma capela em devoção a Nossa Senhora do Bom Conselho. Na proximidade surgiu uma povoação que cresceu com a lavoura e chegada de novos habitantes. Foi estabelecido um Distrito Policial que foi chamado de Jacaré, passando em seguida para Tabatinga. Este nome passou a designar a vila e o município, termo que significa em tupi “aldeia branca”.

Os empresários da cidade sentiram a necessidade da união de esforços para alavancar o comércio local e constituíram a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Tabatinga.

A entidade tem representado o empresariado junto ao poder público e outras autarquias, com o intuito principal de desenvolver o comércio e indústria, assim como todos os outros setores produtivos da comunidade. A intenção é oferecer bons serviços aos associados, com parcerias que venham promover o desenvolvimento e melhor preparação dos empresários para a globalização.