novas ideias
construindo caminhos
Nome da ACE
Nome: Assoc Coml Indl Tapiratiba
Site: http://www.acitapiratiba.com.br
Fundação 14/09/1981

A Associação Comercial e Industrial de Tapiratiba (ACIT) foi fundada em 14 de setembro de 1981. O município de Tapiratiba foi criado pelo Decreto-lei estadual no. 1.038, de 19 de dezembro de 1906, sendo desmembrado do município de Caconde, ocupando uma área de 222 km2. A população estimada, em 2014, é de aproximadamente 13.000 habitantes.

As terras onde atualmente se localiza Tapiratiba foram ocupadas no decorrer do século XIX, quando as terras foram desbravadas para serem utilizadas na agricultura. A exploração cafeeira estimulou a vinda de fazendeiros, que em 1898  construíram uma capela em devoção à Nossa Senhora Aparecida. Destaca-se nesse cenário a Fazenda Soledade que foi a estimuladora do desenvolvimento da região que rapidamente conquistou a autonomia política. Recebeu o nome de Tapiratiba, que em tupi significa “região com abundância de antas”.

Os empresários da cidade sentiram a necessidade da união de esforços para alavancar o comércio local e constituíram a Associação Comercial e Industrial de Tapiratiba.  AACIT, no decorrer dos anos, tem desenvolvido o seu trabalho voltado para a classe empresária, procurando oferecer as melhores soluções para bons negócios e serviços, visando também o trabalho social.

A entidade tem representado o empresariado junto ao poder público e outras autarquias, com o intuito principal de desenvolver o comércio e indústria, assim como todos os outros setores produtivos da comunidade. A intenção é oferecer bons serviços aos associados, com parcerias que venham promover o desenvolvimento e melhor preparação dos empresários para a globalização.