novas ideias
construindo caminhos
Nome da ACE
Nome: Assoc Coml Indl Taubate
Site: https://www.acitaubate.com.br/
Fundação 04/03/1899

Foi por inspiração de Felix Guisard que nasceu a Associação Comercial e Industrial de Taubaté. A entidade foi fundada em 04 de março de 1899, de acordo com o registro dos primeiros estatutos existentes no Cartório de Registro de Imóveis e Anexos da Comarca. Felix Guisard liderou um grupo de comerciantes para enfrentar as dificuldades apresentadas diante do cenário instalado com a crise do café, em 1899 e desde então, a ACIT consolidou-se como uma das mais atuantes associações de lojistas de todo o interior do estado, sendo a terceira Associação Comercial mais antiga do Estado de São Paulo e a mais antiga do Vale do Paraíba, completando seus 122 anos em 2021.

A entidade já teve a sigla A.C.T antes de se tornar ACIT, como conhecemos atualmente. Segundo jornais da época, as reuniões para a criação da entidade ocorreram no “sobrado do Sr. Barnabé Ferreira de Abreu e Costa, no Largo da matriz”, local que inclusive, foi a primeira sede da associação e o ponto de partida que dotou Taubaté de uma instituição que sempre projetou o dinamismo do comércio. A primeira diretoria foi assim composta pelo Presidente Felix Guisard, o Vice-Presidente Antônio Gomes de Souza Penna, o Primeiro Secretário Joaquim Gonçalves Freitas, o Segundo Secretário Brás Curiu e o Tesoureiro Crispim José de Carvalho. Felix Guisard dirigiu a entidade até 1904. 

Já no início deste século, a entidade destacava-se com a criação de cursos noturnos, voltados para empresários, dependentes e seus funcionários. Os cursos abrangiam temas como escrituração mercantil, direito comercial e geografia comercial. Entretanto, segundo pesquisas feitas pela ACIT, a entidade teve um período de pouco atividade, principalmente a partir da década de 10, vindo ressurgir com mais força em 1934, quando seus estatutos foram reformulados e tomou posse como presidente o empresário Francisco de Barros, que dirigiu a entidade até 1939.

A história da entidade está totalmente ligada ao desenvolvimento de Taubaté, e representa figura importante nos diversos períodos econômicos vivenciados pela cidade e também pelo país. 

A sede da ACIT já passou por alguns endereços da cidade, como o Edifício Santa Marina na Rua Carneiro de Souza, 66 - Centro e em um prédio na Rua Duque de Caxias, 159, liderado pelo então Presidente da ACIT, Sr. Dirceu Ortiz Gomes em 1987. Nessa mesma época, em seu quadro de associados, a entidade contava com empresas como Lojas Arapuã e Casas Buri.

Em 1993 a ACIT inaugurou o “Palácio do Comércio”, na Rua Jacques Felix, 675. Nesse mesmo ano, a ACIT também inaugurava o “SPC” automatizado, com sistema de telecheque. Por fim, a entidade residiu por alguns anos na Praça Monsenhor Silva Barros até retornar para sua sede atual da Rua Jacques Felix em 2016.