A Associação Comercial e Empresarial de Tatuí(ACE) foi fundada em 28 de setembro de 1936. O município de Tatuí foi criado pela lei provincial no. 12, de 20 de julho de 1861, sendo desmembrado do município de Itapetininga, ocupando uma área de 523 km2. A população estimada, em 2014, é de aproximadamente 115.000 habitantes. Atualmente, a AC conta com 350 associados.
A região foi desbravada por bandeirantes que lutaram contra os índios e estabeleceram um povoado de Nossa Senhora do Popolo, em Araçoiaba da Serra. A exploração agrícola, feita pelos padres do Convento do Carmo de Itu proprietários de terras na área, estimulou o desenvolvimento. O desmembramento das terras deu origem ao povoado de São João de Benfica que foi transferido para a área abrangida por Tatuí. A freguesia cresceu e logo obteve a emancipação política, recebendo o nome de Tatuí, que em tupi significa “água do rio do tatu”.
A entidade foi fundada em 1936, tendo com líderes do processo por José Vanni, José Sallum, Sylvio Marcondes Barbosa e Ivo Zanni. O primeiro presidente escolhido foi João Gandara Mendes. Atuando há mais de 75 anos, a ACE tem se dedicado a fortalecer e defender os interesses de seus associados, que atualmente são mais de mais de 550 associados, desde comerciantes, industriais, prestadores de serviços e profissionais liberais.
A ACE exerce uma grande influência em vários segmentos na obtenção de parcerias, grandes negócios e benefícios para o município na área comercial.