A Associação Comercial e Empresarial de Tupi Paulista (ACETP) foi fundada em 30 de junho de 1974. O municÃpio de Tupi Paulista foi criado pelo Decreto-lei estadual no. 233, de 24 de dezembro de 1948, sendo desmembrado da comarca de Lucélia, ocupando uma área de 244km2. A população estimada, em 2014, é de aproximadamente 15.000 habitantes.
A ocupação da área de Tupi Paulista ocorreu a partir do loteamento da gleba que pertencera a Lélio Piza de Almeida. Coube a Francisco da Cunha fazer o desmatamento e realizar a planta do local, na década de 1940, para que os lotes fossem vendidos.
Na década de 1970 um grupo de empresários, liderado pelo industrial Adel Arbid, decidiu fundar a Associação Comercial de Tupi Paulista com a missão de integrar toda classe empresarial e industrial na luta de seus interesses econômicos e também como parceiros do desenvolvimento do municÃpio. A ACETP participa de decisões fundamentais para o desenvolvimento do comércio e da indústria, sendo órgão fundamental na geração de polÃticas mitigadoras de redução de riscos num cenário que muitas vezes é conflitante.
Acompanhando passo a passo as mudanças da economia, a globalização e as transformações da sociedade brasileira, a ACETP integra nos dias de hoje micro empreendedor, micro empresas e pequenas empresas ligadas as mais diferentes atividades econômicas. Entre seus mais diversos serviços de apoio ao empresariado, destacam-se a geração e o fornecimento de informações, por intermédio do SCPC. A entidade oferece ainda aos associados convênio médico, alimentação, lazer, educação e também com um balcão de empregos voltados para a sociedade local e regional.