A Associação Comercial e Industrial de Rio das Pedras foi fundada em 6 de fevereiro de 1981. O municÃpio de Rio das Pedras foi criado pelo Decreto-lei estadual no. 1.038, de 19 de dezembro de 1906, sendo desmembrado do municÃpio de Piracicaba, ocupando uma área de 226 km2. A população estimada, em 2014, é de aproximadamente 32.000 habitantes.
A ocupação das margens do riacho Tijuco Preto ocorreu no decorrer do século XIX quando alguns lavradores se estabeleceram no local. Segundo a tradição um dos primeiros moradores chamava-se Pedro, passando o local a ser conhecido como Pouso do Rio das Pedras, em razão das filhas do lavrador. A chegada da Estrada de Ferro Ituana promoveu o desenvolvimento, fazendo que agricultores chegassem ao local atraÃdos pela fertilidade do solo. Foi erguida a capela do Senhor Bom Jesus e um povoado foi constituÃdo, passando a ser conhecido como Freguesia de Senhor Bom Jesus de Rio das Pedras. O crescimento da lavoura cafeeira atraiu a presença de imigrantes e o desenvolvimento industrial, favorecendo a emancipação polÃtica.
Os empresários da cidade sentiram a necessidade da união de esforços para alavancar o comércio local e constituÃram a Associação Comercial e Industrial de Rio das Pedras.
A entidade tem representado o empresariado junto ao poder público e outras autarquias, com o intuito principal de desenvolver o comércio e indústria, assim como todos os outros setores produtivos da comunidade. A intenção é oferecer bons serviços aos associados, com parcerias que venham promover o desenvolvimento e melhor preparação dos empresários para a globalização.