A Associação Comercial e Industrial de Santa Gertrudes (ASISG) foi fundada em 1993. O municÃpio de Santa Gertrudes foi criado pelo Decreto-lei estadual no. 233, de 24 de dezembro de 1948, sendo desmembrado do municÃpio de Rio Claro, ocupando uma área de 98 km2. A população estimada, em 2014, é de aproximadamente 24.000 habitantes.
A região teve origem na sesmaria do Morro Azul, que pertencia ao Brigadeiro Manoel Rodrigues Jordão no começo do século XIX. Este adquiriu um gleba de terra chamada de Laranja Azeda que passou para os seu descendente Amador Rodrigues de Lacerda Jordão, conhecido como Barão de São do Rio Claro. Este desenvolveu o local com o cultivo da cana de açúcar e do café, mandando erguer uma capela em devoção a Santa Gertrudes, e também a sua mãe que se chamava Gertrudes Galvão de Oliveira Lacerda. A instalação da estrada de ferro desenvolveu o povoado e a sua elevação a Distrito de Paz. O crescimento foi contÃnuo e ascendente, permitindo a conquista da autonomia polÃtica.
No inÃcio do ano de 1993, um grupo de empreendedores, iniciou um trabalho para que fosse instalada uma associação entre os comerciantes que se sentiam prejudicado com as inadimplências. Depois de muito trabalho e diversas reuniões foi criada a ACISG.
Desde o inÃcio trava-se uma luta constante, no aprimoramento dos serviços prestados aos associados. Atualmente, a entidade conta com mais de cem associados.
Entre os serviços com maior destaque, inclui a geração e o fornecimento de informações do SCPC, palestras, bem como orientações para o fortalecimento do comércio e indústria local.