A Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Buri (ACIAB) foi fundada em 4 de julho de 1995. O municÃpio de Buri foi criado pelo Decreto-lei estadual no. 1.805, 1o de dezembro de 1921, sendo desmembrado do municÃpio de Faxina, ocupando uma área de 1.195 km2. A população estimada, em 2014, é de aproximadamente 19.000 habitantes.
A área foi visitada por tropeiros no século XVIII, sendo ocupada nas últimas décadas daquele século quando Ignácio Xavier Luiz se estabeleceu na margem esquerda do rio ApiaÃ-Guaçu. Os seus descendentes se mantiveram no local e nos idos de 1885 foi erguida uma capela em devoção a São Rafael, que se transformaria em igreja. Nesse momento, o local era conhecido como Porto do ApiaÃ. A estrada de férrea Sorocabana chegou no começo do século e estimulou o crescimento. A cidade recebeu o nome de Buri, que em tupi significa “folha pequenaâ€.
Em 1995, os empresários de Buri constituÃram a entidade para agregar comerciantes, industriários, banqueiros, agropecuários, profissionais liberais e todos os elementos pertencentes à s classes produtoras.
A ACIAB conta hoje com aproximadamente oitenta associados e tem como objetivo principal o fortalecimento sócio-econômico do municÃpio, discutindo os interesses comuns dos seus associados, traçando estratégias de ações em busca de melhores resultados para os mesmos, preservando a identidade e a soberania do empresariado municipal, estabelecendo inclusive parcerias com demais entidades representativas da sociedade e poder público. A entidade existe para representar e defender os legÃtimos interesses da classe empresarial. Entre seus mais diversos serviços de apoio ao empresariado, destacam-se a geração e o fornecimento de informações, por intermédio do SCPC.