A Associação Comercial e Empresarial de Manduri (ACEMAN) foi fundada em 3 de julho de 1995. O municÃpio de Manduri foi criado pelo Decreto-lei estadual no. 14.334, de 30 de novembro de 1944, sendo desmembrado do municÃpio de Pirajú, ocupando uma área de 229 km2. A população estimada, em 2014, é de aproximadamente 9.500 habitantes.
A região ocupada por Manduri ganhou impulso com o avanço da Estrada de Ferro Sorocabana, o que levou ao local colonos e a abertura de fazendas. Em 1905, um engenheiro da ferrovia, Antônio Gouveia de Proença, fundou uma povoação designada de Manduri, nome tupi, que vem da grande quantidade de uma pequena abelha que vivia naquele ecossistema. A colonização foi ascendente com a exploração do café, permitindo que a vila conquistasse emancipação polÃtica.
No ano de 1995, um grupo de lÃderes empreendedores se reuniram para fundar uma entidade que defendesse os interesses da economia de Manduri, dando origem à entidade.
A ACEMAN promove o estudo e pesquisa de assuntos que possam interessar ao comércio e a empresa, por meio de comissões especiais de classe. Resolve por arbitramento e quando solicitada, divergências entre componentes das sociedades comerciais ou entre outras empresas, associadas ou não.
A Associação mantém departamentos para assistência jurÃdica e prestação de serviços e orientação na defesa dos interesses da classe que representa e dos seus associados. Também fornece convênio médico e acesso ao SCPC, garantindo e preservando o crédito de seus associados.