A Associação Comercial e Industrial de Bilac foi fundada em 27 de junho de 1979. O municÃpio de Bilac foi criado pelo Decreto-lei estadual no. 14.334, 30 de novembro de 1944, sendo desmembrado do municÃpio de Birigui, ocupando uma área de 158 km2. A população estimada, em 2014, é de aproximadamente 7.000 habitantes.
Nas primeiras décadas do século XX a Companhia Brazil Plantation Sindical realizou o loteamento da região, onde hoje se encontra a cidade de Bilac. Os primeiros povoadores chegaram ao local e logo foi instalada uma capela em devoção à Nossa Senhora da Conceição que daria nome à pequena vila. A atividade agrÃcola se expandiu e novos trabalhadores foram atraÃdos para a localidade. A presença de imigrantes, em especial japoneses, foi grande o que fez que a vila passasse a ser conhecida como Nipolândia. Em 1938, o municÃpio teve o seu nome alterado para Bilac, em homenagem ao poeta Olavo Brás Martins dos Guimarães
Os comerciantes de Bilac se uniram, no final da década de 1970, para fundar a entidade que teve como primeiro presidente Carlos Pelizáro. A priori ACIB contava com 15 associados, e após o trabalho de várias diretorias conquistou quase uma centenas de associados. A entidade encabeçou muitas lutas em prol da melhoria econômica da cidade, visando sempre o melhor para grandes, médias, pequenas e micro empresas associadas e para os consumidores do municÃpio e região.
Em todos os seus momentos a ACIB, por meio do SCPC, tem a finalidade de legalmente moralizar a liquidez do pagamento, e para isso oferece a seus associados instrumentos para tornar isso possÃvel. O total apoio aos empresários comerciais e industriais associados, com ações e informações visando sempre ao melhor benefÃcio.