A Associação Comercial e Industrial de Guaraçaà foi fundada em 15 de fevereiro de 1996. O municÃpio de Guaraçaà foi criado pelo Decreto-lei estadual no. 233, de 14 de dezembro de 1948, sendo desmembrado do municÃpio de Andradina, ocupando uma área de 569 km2. A população estimada, em 2014, é de aproximadamente 8.500 habitantes.
A região abrangida por Guaraçaà foi desbravada no começo do século XX, quando foi formada a Fazenda João Machado. Na década de 1925, os proprietários de fazenda fizeram a doação de terras para a constituição de um povoado à s margens do rio Ioê. As terras foram parcialmente ocupadas. Em 1936, após a chegada da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, o povoamento se desenvolveu com a presença de pequenos agricultores. O Distrito de Paz conquistou a emancipação polÃtica e recebeu o nome de GuaraçaÃ, que em tupi é uma variação de “coaracyâ€, que significa “solâ€.
Os empresários da cidade sentiram a necessidade da união de esforços para alavancar o comércio local e constituÃram a Associação Comercial e Industrial de GuaraçaÃ.
A entidade tem representado o empresariado junto ao poder público e outras autarquias, com o intuito principal de desenvolver o comércio e indústria, assim como todos os outros setores produtivos da comunidade. A intenção é oferecer bons serviços aos associados, com parcerias que venham promover o desenvolvimento e melhor preparação dos empresários para a globalização.