A Associação Comercial e Empresarial Penápolis foi fundada em 27 de setembro de 1976. O municÃpio de Penápolis foi criado pelo Decreto-lei estadual no. 1.397, de 22 de dezembro de 1913, sendo desmembrado do municÃpio de Bauru, ocupando uma área de 711 km2. A população estimada, em 2014, é de aproximadamente 61.000 habitantes.
A ocupação da área compreendida entre os rios Tietê e Aguapeà ganhou impulso com a construção da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, no começo do século XX. As terras foram loteadas e uma capela foi erguida em homenagem a Santa Cruz. O desenvolvimento agrÃcola foi crescente e o distrito passou para cidade, sendo seu nome uma homenagem ao presidente do Brasil, Afonso Augusto Moreira Penna.
Os empresários da cidade de Penápolis, por convocação do Lions Clube, tendo como presidente o engenheiro Edison João Geraissate, fundaram a Associação Comercial, tendo como referência as congêneres de Araçatuba. A finalidade da entidade era amparar, coligar, defender, educar e representar as classes de todos os setores empresariais de Araçatuba, dentre eles, comerciantes, industriais, empresários, profissionais liberais, prestadores de serviços e outros segmentos. A entidade cresceu e conquistou um papel de relevância principalmente nas gestões de José Raphael Caputo (1998-2005).
Recentemente esforços foram realizados para estabelecer a sede própria, sendo conquistada a doação de um terreno para construção do edifÃcio. A Associação Comercial e Empresarial de Penápolis tem representado o empresariado junto ao poder públicoe outras autarquias, com o intuito principal de desenvolver o comércio e indústria, assim como todos os outros setores produtivos da comunidade. A intenção é oferecer bons serviços aos associados, com parcerias que venham promover o desenvolvimento e melhor preparação dos empresários para a globalização.