novas ideias
construindo caminhos
Nome da ACE
Nome: Associação Comercial e Empresarial de Cachoeira Paulista
Presidente: Marco Antonio de Paula Lico
Período de Mandato do presidente: 01/04/2017 - 01/04/2019
Site:
Fundação 03/05/1983
Nome Presidente
Presidente

A Associação Comercial e Empresarial de Cachoeira Paulista foi fundada em 5 de março de 1983. O município de Cachoeira Paulista foi criado pela lei provincial no. 13, de 15 de maio de 1895, recebendo a priore a designação de São Antônio da Bocaina, sendo desmembrado do município de Lorena, ocupando uma área de 287 km2. A população estimada, em 2014, é de aproximadamente 32.000 habitantes.

Em 1780, o capitão Manoel da Silva Caldas doou uma gleba de terra para a construção da capela em devoção ao Senhor Bom Jesus da Cana Verde, na área que hoje pertence à cidade de Cachoeira Paulista. No entorno da capela cresceu o povoado, que era visitado por viajantes que se abasteciam no local. Isto fez que a atividade agrícola se desenvolvesse na barra do rio Bocaina. Nos idos de 1876 foi criado um povoado que foi denominado Santo Antônio do Porto da Cachoeira, devido aos pontos encachoeirados do rio Paraíba. Com a construção da Estrada de Ferro Central do Brasil o local se desenvolveu, principalmente devido ao comércio do café,  permitindo a conquista da autonomia política com o nome de Santo Antônio da Bocaina. No século XX, o nome do município foi alterado para Bocaina, posteriormente para Cachoeira, e a partir de 1948 de Cachoeira Paulista.

Os empresários da cidade sentiram a necessidade da união de esforços para alavancar o comércio local e constituíram a Associação Comercial e Empresarial de Cachoeira Paulista.

A entidade tem representado o empresariado junto ao poder públicoe outras autarquias, com o intuito principal de desenvolver o comércio e indústria, assim como todos os outros setores produtivos da comunidade. A intenção é oferecer bons serviços aos associados, com parcerias que venham promover o desenvolvimento e melhor preparação dos empresários para a globalização.