A Associação Comercial e AgrÃcola de Santo Antônio do Pinhal (ACASAP) foi fundada em 24 de novembro de 1992. O municÃpio de Santo Antônio do Pinhal foi criado pelo Decreto-lei estadual no. 5.285, de 18 de fevereiro de 1959, sendo desmembrado do municÃpio de São Bento de SapucaÃ, ocupando uma área de 133 km2. A população estimada, em 2014, é de aproximadamente 6.700 habitantes.
A ocupação da região do vale do SapucaÃ-Mirim, na Serra da Mantiqueira, começou no século XVIII, quando Gaspar Vaz da Cunha estabeleceu no local uma fazenda para criação de gado. No século seguinte, outros agricultores chegaram e foi erguida uma capela em devoção a Santo Antônio. A região passou por disputas entre a provÃncia de São Paulo e de Minas Gerais. Na segunda metade do século XIX a área ficou primeiramente anexada ao municÃpio de Santo Bento de SapucaÃ, posteriormente passou para Campos de Jordão, regressando, em 1994, para controle São Bento de SapucaÃ. A autonomia polÃtico administrativa foi conquista em 1959.
A ACASAP foi fundada em 1992, por iniciativa de seu atual presidente, em parceria com um grupo de empresários. A entidade se destaca pela sua proximidade e atuação junto aos órgãos públicos, no sentido de promover o fortalecimento de polÃticas voltadas para o segmento turÃstico e para o comércio, fundamentais para o crescimento econômico de Santo Antonio do Pinhal.
Dentre outras ações, podemos destacar a participação da entidade como parceira nos principais eventos realizados no municÃpio, bem como os esforços empreendidos no sentido de promover cursos de capacitação direcionados aos empresários e empregados do comércio local. Além disso, a ACASAP tem exercido papel de destaque no resgate e preservação da cultura pinhalense, seja através do apoio prestado à s iniciativas individuais, seja no encaminhamento de propostas aos poderes Executivo e Legislativo. A ACASAP conta com um total de 89 associados, dentre os quais se destacam os empresários do setor de turismo, principal fonte de geração de emprego e renda para o municÃpio.