novas ideias
construindo caminhos
Nome da ACE
Nome: Associação Comercial e Industrial de São Luís do Paraitinga
Presidente: Enio Hiago dos Santos
Período de Mandato do presidente: 20/05/2016 - 20/05/2018
Site: http://acislp.com.br/
Fundação 09/06/1997
Nome Presidente
Presidente

A Associação Comercial e Industrial de São Luís do Paraitinga foi fundada em 9 de junho de 1997. O município de São Luís do Paratinga foi criado por lei provincial no. 44, de 30 de abril de 1857, sendo desmembrado do município de Taubaté, ocupando uma área de 617 km2. A população estimada, em 2014, é de aproximadamente 10.700 habitantes.

A região foi frequentada por tropeiros que desciam a encosta da Serra do Mar em direção ao Porto de Parati e normalmente paravam às margens do rio Paraitinga, onde havia um porto. Em 1769, por ordem do capitão geral,  D. Luís Antônio de Souza Botelho Mourão, foi determinada a demarcação do local e a fundação de um povoado. Nos idos de 1800 foi erguida a capela de Nossa Senhora dos Prazeres e o núcleo cresceu devido à exploração agrícola e à produção leiteira. Em homenagem ao capitão geral, o município recebeu o nome de São Luís, sendo acrescido da localização do rio Paraitinga, que em tupi significa “águas claras”.

Os empresários da cidade sentiram a necessidade da união de esforços para alavancar o comércio local e constituíram a Associação Comercial e Industrial de Sào Luís do Paraitinga.

A entidade tem representado o empresariado junto ao poder público e outras autarquias, com o intuito principal de desenvolver o comércio e indústria, assim como todos os outros setores produtivos da comunidade. A intenção é oferecer bons serviços aos associados, com parcerias que venham promover o desenvolvimento e melhor preparação dos empresários para a globalização.