novas ideias
construindo caminhos
Nome da ACE
Nome: Assoc Coml Indl Pecuaria Ibate
Site:
Fundação 20/08/1981

A Associação Comercial, Industrial e Pecuáriade Ibaté (ACIPI) foi fundada em 20 de agosto de 1981. O município de Ibaté foi criado pelo Decreto-lei estadual no. 2.456, de 30 de dezembro de 1953, sendo desmembrado do município de São Carlos, ocupando uma área de 290 km2. A população estimada, em 2014, é de aproximadamente 33.000 habitantes.

A expansão da lavoura cafeeira na região fez que o povoamento fosse rápido. A inauguração da estação Visconde de Pinhal, da Companhia Paulista de Estrada de Ferro em meados do século XIX, promoveria o desenvolvimento do povoado, formado por João Evangelista de Toledo. O local ficaria conhecido pelo nome de São João da Lagoa, devido à uma capela existente em evocação à São João. Posteriormente o Distrito passou a se chamar Ibaté, que em tupi significa “lagoa seca”.

Os empresários da cidade sentiram a necessidade da união de esforços para alavancar o comércio local e constituíram a Associação Comercial, Industrial e Pecuária de Ibaté. Desde então a ACIPI tem sido de grande utilidade pública para a cidade. Sua trajetória é parte integrante da história de Ibaté, pois participa ativamente de episódios marcantes da vida ibateense.

A entidade tem representado o empresariado junto ao poder público e outras autarquias, com o intuito principal de desenvolver o comércio e indústria, assim como todos os outros setores produtivos da comunidade. A intenção é oferecer bons serviços aos associados, com parcerias que venham promover o desenvolvimento e melhor preparação dos empresários para a globalização, com a que existe com o SEBRAE.