A Associação Comercial, Industrial e AgrÃcola de Pradópolis foi fundada em 28 de abril de 1993. O municÃpio de Padrópolis foi criado pelo Decreto-lei estadual no. 5.285, de 18 de fevereiro de 1959, sendo desmembrado do municÃpio de Sertãozinho, ocupando uma área de 167 km2. A população estimada, em 2014, é de aproximadamente 19.000 habitantes.
Em 1865, o capitão Gabriel Diniz Junqueira chegou a região e constituiu a Fazenda Santa Maria, com quatorze mil alqueires. Após a morte do capitão a propriedade foi vendida e passou a ser chamada Fazenda El Dourado. Esta foi adquirida por Antônio da Silva Prado que alterou o nome para Fazenda São Martinho. No começo do século XX era uma das fazendas que mais produzia café em São Paulo. Por determinação de Antônio da Silva Prado, o engenheiro Júlio Macozzi fez o ordenamento urbano de uma vila nas terras da fazenda, que depois foram loteadas. A chegada de imigrantes italianos, e depois de japoneses, fez que a localidade prosperasse. Foi erguida uma capela de devoção à Santo Antônio e a vila cresceu, obtendo a autonomia polÃtica. O nome do municÃpio é uma homenagem ao fazendeiro Antônio da Silva Prado.
Os empresários da cidade sentiram a necessidade da união de esforços para alavancar o comércio local e constituÃram a Associação Comercial, Industrial e AgrÃcola de Pradópolis.
A entidade tem representado o empresariado junto ao poder público e outras autarquias, com o intuito principal de desenvolver o comércio e indústria, assim como todos os outros setores produtivos da comunidade. A intenção é oferecer bons serviços aos associados, com parcerias que venham promover o desenvolvimento e melhor preparação dos empresários para a globalização.