A Associação Comercial e Industrial de SeverÃnia foi fundada em 24 de março de 1993. O municÃpio de SeverÃnia foi criado pelo Decreto-lei estadual no. 2.456, de 30 de dezembro de 1953, sendo desmembrado do municÃpio de OlÃmpia, ocupando uma área de 140 km2. A população estimada, em 2014, é de aproximadamente 16.000 habitantes.
José Severino de Almeida foi o propriedade de uma grande extensão de terra na região. Ele e seus filhos desenvolveram o cultivo do café e iniciaram a atividade pecuária, na segunda metade do século XIX. Em 1913, com a chegada da estrada de ferro, foi construÃda uma estação que recebeu o nome de LuÃs Barreto, em homenagem ao médico LuÃs Pereira Barreto. Em 1916, o nome passou para SeverÃnia, em homenagem ao antigo fazendeiro que ocupou o local.
Em 1993, a Associação Comercial e Industrial de SeverÃnia foi fundada com o objetivo de prestar serviços que beneficiam o empresário e a sociedade severinense. No decorrer dos anos a entidade contribuiu para o progresso e desenvolvimento do comércio e indústria de SeverÃnia, e também com prestações de serviço para as cidades de Cajobi, Embaúba e ParaÃso.Â
A entidade tem representado o empresariado junto ao poder públicoe outras autarquias, com o intuito principal de desenvolver o comércio e indústria, assim como todos os outros setores produtivos da comunidade. A intenção é oferecer bons serviços aos associados, com parcerias que venham promover o desenvolvimento e melhor preparação dos empresários para a globalização, com a que existe com o SEBRAE.