A Associação Comercial e IndustrialOriundiúva foi fundada em12 de maio de 1995. O municÃpio de Orindiúva foi criado pelo Decreto-lei estadual no. 8.092, de 28 de fevereiro de 1964, sendo desmembrado do municÃpio de OlÃmpia, ocupando uma área de 248 km2. A população estimada, em 2014, é de aproximadamente 6.000 habitantes.
Maria Batistina Dias era uma das grandes proprietárias de terras, da região, que loteou a sua propriedade no começo do século XX. Novas famÃlias chegaram ao local, muitos deles imigrantes espanhóis, italianos e japoneses. Foi construÃda uma capela dedicada à Santa Terezinha e o povoamento cresceu, recebendo o nome de Vila Toledo. A partir de 1935, o local passou a ser chamado de Oriundiúva, que em tupi significa “madeira duraâ€. A economia agrÃcola se desenvolveu favorecendo a emancipação polÃtica.
Os empresários da cidade sentiram a necessidade da união de esforços para alavancar o comércio local e constituÃram a Associação Comercial e Industrial de Orindiúva.
A entidade tem representado o empresariado junto ao poder público e outras autarquias, com o intuito principal de desenvolver o comércio e indústria, assim como todos os outros setores produtivos da comunidade. A intenção é oferecer bons serviços aos associados, com parcerias que venham promover o desenvolvimento e melhor preparação dos empresários para a globalização, com a que existe com o SEBRAE.